quinta-feira, 23 de maio de 2013

O psicólogo nas academias e outras coisas....


E ai galera, tudo bem???

Bom, como eu disse no post passado, eu já estava pensando no que escrever aqui faz um tempo, só estava formulando um pouco mais as minhas idéias, para o post não ficar chato e grande!
(...) respira
Semana passada tive uma aula no curso de Psicologia do Esporte, aliás ótimo curso com o psicólogo João Cozac, sobre academias de ginástica!
SIM, esse é um ótimo lugar de trabalho para nós psicólogos, quem é da área e aos frequentadores já devem imaginar o porque!
Além da área organizacional, nós podemos agir na promoção de saúde.
Mas aonde eu quero chegar?
Uma das coisas apontadas em sala de aula, foi uma passagem de uma pessoa X contando que parou de frequentar uma vez a academia, pois se sentia ridicularizada por outras meninas, ouvia risadinhas, olhares tortos, não tinha atenção dos professores, que por fim davam apenas atenção as "gostosas".




Vocês já pararam para pensar em quantas pessoas sofrem isso por dia na academia que vocês frequentam?
Aliás, vocês já pararam para pensar no que isso pode acarretar na vida dessa pessoa?
OU MAIS, será que somos essas pessoas, que zombam dos iniciantes, ou das pessoas que estão acima do peso? Ou que carregam pouco peso no agachamento?
Quantas vezes você já não chamou "aquela pessoa" de FRANGO? Ou insistiu em falar "enquanto vc malha eu treino". Qual o problema da pessoa malhar?

Pense...............

A academia não deveria ser um espaço para TODOS?
Quantas pessoas desistem na primeira semana de academia?
Eu por exemplo, já perdi as contas de quantas academias entrei e saí, por conta de não me achar, de não me reconhecer dentro daquele ambiente!
Além da desistência, podemos falar de transtornos alimentares, ou de auto imagem, já ouviram falar de anorexia, bulimia, vigorexia?!?!?!

Espero que as pessoas que acompanham o blog, notem e lembrem que começamos de algum lugar.
Você lembra como era quando começou?
Eu mesma, era gordinha, hoje consigo colocar 200kg no leg press, mas isso não me faz nem melhor, nem pior que ninguém.
Lembro que no começo eu tinha vergonha de ir para a academia, usava sempre aquelas roupas largas, e velhas, demorei muito tempo até começar a pensar em comprar um shorts mais legal, ou uma blusinha mais justa!  Aliás eu ia poucas vezes por semana, não tinha motivação, não tinha graça, ia, ficava 30 min e ia embora, triste, meu treino era chato, meu professor não me dava atenção nenhuma, e eu nem sabia o que era um personal trainer!
Eu consegui passar pela etapa das risadinhas, dos comentários, mas existem pessoas que não conseguem passar.
Demorei tempos também até procurar uma nutricionista e perceber que sem uma boa alimentação eu não chegaria a lugar nenhum!
Foi por esse fatos que resolvi montar o blog, ponho dicas no face e no instagram, eu nunca me esqueço do quanto eu caminhei até chegar aonde estou hoje (que ainda é MUITO longe do que eu quero).
Quem sabe se eu tivesse tido o auxílio de algum psicólogo antigamente, eu nunca tivesse parado de frequentar uma academia, e eu estaria bem mais perto do meu objetivo do que eu estou hoje.

O que eu quero concluir nesse post, é que a academia passou da fase de "saúde e bem estar" para virar "máquina de esculpir egos". Ou não? (salvo algumas exceções)

Acredito que ainda exista muita coisa a ser mudada, como psicóloga do esporte pretendo dar a minha contribuição para esse espaço, que para mim é super importante!
Lidar com a cabeça das pessoas, e poder contribuir para um espaço em que a saúde seja o foco principal não tem explicação!
Psicólogo não é coisa de louco e muito menos ficamos presos a clínica, com um divã de um lado, e um velho barbudo de óculos do outro! rs
Hoje em dia, várias equipes de futebol, ou mesmo atletas de esportes individuais possuem auxilio psicológico! e porque não o atleta de musculação?



Faça seu cérebro trabalhar tanto quanto o seu corpo!

MENTE SÃ, CORPO SÃO!



Um beijo!

7 comentários:

  1. Olá.
    Amei o texto.
    É muito verdade as academias devem investir em psicólogos . Acho que a pessoa so emagrece se tiver
    com a cabeça muito bem estruturada na mudança de habitos.
    Por que nao adianta é meio clichê mas a mudança tem que partir de dentro mesmo...
    Adorei...
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Antes de tudo agente tem que tá de bem com nossa
    alma, com agente por dentro e os profissionais dá psicologia
    ajudam, é uma coisa que as academias não utilizam. Aqui em na Cidade de Pernambuco onde moro, não tem 1 academia que tenha um se quer. Uma coisa que futuramente quando a situação financeira permiti quero tá sempre com um psicologo me acompanhado.

    Beijo flor seguindo vc aqui :)

    ResponderExcluir
  3. Escrevo aqui a mesma coisa que escrevi no insta da Flávia Lobão...ela também estava refletindo sobre isso outro dia. Sempre vi os metidos de academia com maus olhos e me comprometi a não ser igual mesmo atingindo o meu corpo ideal. Mas também existe um problema: a baixa auto estima, aquela que te leva a achar que todos estão te olhando e falando de vc mas na verdade vocÊ nem sabe se é isso mesmo. Pessoas com mania de perseguição também tendem a achar que são perseguidas ou esquecidas. Primeiro é preciso tratar a mente, colocar na cabeça que o que está em jogo é a sua saúde e depois seguir no caminho, mesmo que dificil, do exercicio fisico. Isso é só o meu ponto de vista ...

    ResponderExcluir
  4. Sou flor de Pernambuco, obrigada por
    acompanhar meu blog (:
    e você de onde é ?

    Beijo ótimo Fds

    ResponderExcluir
  5. \o//
    Amei o texto *-*
    Acho que iria ajudar muito, principalmente às pessoas que vão pra academia POR NECESSIDADE MESMO, que estão com a autoestima lá em baixo, e muitas vezes deixaram a situação ficar crítica por vergonha de frequentar a academia.
    A verdade é que, ninguém tá lá pra olhar pra você. É um momento voltado pra gente, que a gente foca em melhorar o próprio corpo, mas isso, infelizmente, a gente só "realiza" depois que começa a frequentar hehehehe

    :*

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto amiga, suas palavras são inspiradoras. Eu vivo na academia, sempre fui muito cuidadosa com meu corpo então nunca sofri nenhum tipo de dificuldade na academia. Porém, depois que comecei a trabalhar auxiliando pessoas que enfrentam problemas com obesidade, notei a dificuldade que eles passam ao frequentar academia. Realmente eles necessitam de um estimulo psicológico para enfrentar esta barreira que infelizmente existem nas academias. Já frequentei academias, em vários países, e a historia é a mesma. Eu luto para que esta situação melhore. Ao meu ponto de vista, é prazeroso ver alguém na academia malhando se cuidando, seja gordinha, ou malhadinha. Este é meu remédio anti- stress. Seja novinho, ou velhinho. gordinho ou magrinho. É simplesmente lindo ver alguém se cuidando.
    www.tataferr.com

    ResponderExcluir